sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Tipo de coisas que não deves colocar no Facebook

… ou outras redes sociais
As redes sociais vieram facilitar-nos a vida em diversas tarefas e dar-nos oportunidades que, doutra forma, não conseguíamos, tais como conhecer pessoas, estar mais perto dos nossos amigos, estarmos sempre atualizados, etc.
Mas, por muito segura que tenhamos a nossa conta, há várias coisas que não devemos fazer/colocar nas redes sociais como o Facebook!
Navegar na Internet e nas redes sociais é uma atividade que gostamos muito, mas devemos ser responsáveis por essa utilização.
Coisas que não deves colocar no Facebook
Partilhar Nome completo/Morada/Contactos
Não deves partilhar informações demasiado pessoais pois isso depois pode ser usado, por alguns utilizadores, de uma forma menos correta. Informações como nome completo (nosso e doutras pessoas), morada e contatos telefónicos e email, são informações que não devem ser partilhadas em nenhum local da Internet onde outros possam ter fácil acesso
Colocar fotografias íntimas
Vejo muitos jovens a partilhar fotografias menos corretas nas redes sociais. Fotografias com menos roupa, ou que causem uma impressão menos boa. Essas fotografias não devem ser partilhadas (seria ideal que nem fossem sequer tiradas pois estando no telemóvel são igualmente um perigo). O que colocamos na Internet, fica na Internet e, pode trazer-nos consequências menos boas pois não se esqueçam que, mesmo numa conta bem segura, os conteúdos rapidamente se espalham.
Colocar desabafos
O Facebook é um local que, por ser tão fácil partilhar coisas, temos a tentação de colocar informações menos adequadas como, por exemplo, partilharmos o nosso estado mais depressivo, amuos, desabafos, queixas, etc… mais uma vez, não se esqueçam que podem ser lidos por milhares de pessoas!
Usar linguagem inapropriada
Asneiras, insultos, ameaças, etc, devem ser postos de parte nas vossas publicações do facebook. Até porque, muitos de vocês têm familiares, professores e até pessoas mais velhas adicionadas nos amigos e isso, definitivamente, não vos dá uma boa imagem. Seria também importante não a usarem no vosso dia a dia em frente de toda a gente, sem qualquer problema.
Clicar em tudo até em… virús
Pois é, grande parte dos conteúdos que vemos no Facebook são virus/hoax. Ou seja, sabem aqueles vídeos que dizem ‘Não acreditas no que aconteceu a seguir’, a maioria são virus e, quando clicas para ver, o virus vai-se espalhar na tua conta, vai partilhar na tua cronologia esses mesmo vídeo para outros clicarem. Alguns virus abrem mesmo o chat com os teus contactos e enviam ficheiros infetados.
Pedir likes
Tenho visto que os jovens escrevem coisas do género ‘quem colocar like eu falo no chat’ ou vão diretamente ao chat pedir likes nas suas fotografias. São conteúdos que devem ter cuidado pois estão a dar liberdade para que, qualquer pessoa entre em contato convosco e, como devem saber, existem vários tipos de pessoas nas redes sociais e, muitas delas, não têm boas intenções!
Existem muitas mais coisas que deves evitar colocar online e estas são alguns dos exemplos mais importantes.
Navega mas sempre com responsabilidade!
 
Pplware Kids

Pneus: 10 conselhos para um verão seguro

Altura de férias corresponde, normalmente, a fazer viagens mais longas. Por isso, não se esqueça de verificar os pneus do carro para uma viagem mais segura

O pneu é o único ponto de contacto de um veículo com o solo, um elemento de vital importância para a segurança dos ocupantes. No entanto, e em muitos dos casos, é esquecido no que diz respeito à manutenção. Muitos estudos de diferentes organismos públicos, demonstraram claramente que a utilização indevida dos pneus, a má conservação, ou a circulação com pressões baixas, representam um risco elevado para a segurança.
Por exemplo, um pneu com uma pressão incorreta, torna o controlo do veículo imprevisível , aumenta a distância de travagem e reduz a profundidade dos sulcos do piso do pneu. Todos estes fatores reduzem a vida útil do pneu. De facto, se tomarmos como referência os metros necessários para parar um veículo a 80 km/h, equipado com os pneus no atual limite legal (1.6 mm), necessita de aproximadamente mais 48% de distância que um automóvel com pneus novos (6 – 8 mm).
Além disso, também podem existir outros defeitos que, visíveis ou invisíveis, podem alterar o comportamento do veículo, causando vibrações, ruídos, desvios de trajetória, entre outros e que todos eles representam um risco significativo para a condução.
Aqui estão, 10 conselhos dos engenheiros da Pirelli para assegurar uma correta manutenção:
1. Verificar a pressão dos pneus regularmente, em frio (incluindo o suplente)
A pressão da roda suplente, deve ser ligeiramente superior (mais 0,2 ou 0,3 bar), à dos pneus do automóvel. A pressão tem um efeito direto na travagem, logo, na segurança. A distância de travagem de um pneu com a pressão correta, é muito menor do que um sem a pressão ideal. Mais, é habitual carregarmos o veículo mais do que o normal no período de férias, pelo que necessitamos de ajustar a pressão do pneu de acordo com o indicado no manual técnico do veículo. Estes controlos pontuais também ajudam a melhorar o consumo de combustível, melhorando a durabilidade do pneu.
2. Verificar o tipo de desgaste dos pneus
Por lei, a profundidade do desenho do piso do pneu não pode ser inferior a 1,6 mm. Se considerarmos que um pneu novo tem aproximadamente 8 mm de profundidade, o ideal será substituir quando atinge os 2 ou 3 mm. Este elemento tem uma influência no comportamento geral do veículo, perdendo a mesma à medida que o piso do pneu se desgasta.
3. Verificar regularmente o estado das suspensões e o alinhamento da direção
4.Verificar regularmente a calibragem das rodas, especialmente se existem vibrações no volante
5. Em caso de furo, também é importante verificar a área interna do pneu, para assegurar que não sofreu danos internos causados por passeios, buracos no pavimento ou outros obstáculos.
6. Não estacionar em cima de manchas de óleo ou outros solventes, pois estes podem danificar os pneus.
7. Conduzir de acordo com os índices de carga e velocidade dos pneus.
8. No caso de o desgaste dos pneus não ser homogéneo, deve-se apenas substituir alguns pneus, os novos pneus devem ser montados no eixo traseiro.
9. O estilo de condução e a velocidade têm uma influência direta na vida útil do pneu.
10. Verificar regularmente o estado geral dos pneus com um profissional acreditado.
Fonte: Turbo

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

76ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

À semelhança de anos anteriores a 76.ª Volta a Portugal em Bicicleta passará pelo distrito de Castelo Branco. No próximo dia 7 de agosto, a 7ª etapa atravessará a cidade da Covilhã e no dia 8 de Agosto, a 8ª etapa terá o seu final na cidade de Castelo Branco.
Este evento, pela sua dimensão, e pela interferência causada à circulação rodoviária das vias de trânsito por onde passam as etapas implicam fortes constrangimentos à utilização dessas vias, seja aos condutores, seja aos demais cidadãos. Nesse sentido, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os intervenientes na prova, bem como de todos os cidadãos, a PSP irá implementar operações de policiamento que afetarão significativamente o trânsito e as deslocações nas vias por onde passam os atletas, bem como nas áreas adjacentes às mesmas.
Os percursos nestas cidades (ver imagens com mapas), bem como as artérias adjacentes serão interditados ao trânsito com alguma antecedência relativamente à passagem dos atletas, não sendo permitidas a circulação de veículos ou a travessia de peões. Será ainda interditado o estacionamento entre as 22H00 de 7 de agosto e as 22H00 de 8 de agosto de 2014, nas seguintes artérias urbanas: Av. Nuno Álvares, Rua Cadetes de Toledo, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua Conselheiro de Albuquerque e Parque de Estacionamento do "Kalifa"
Informa-se ainda que, em muitas das vias de circulação abrangidas, as restrições à circulação poderão iniciar-se logo de manhã a fim de preparar a passagem e chegada das etapas. Tendo em conta que se tratam das principais vias de circulação rodoviária das cidades envolvidas, a PSP aconselha o seguinte:
- Nas áreas e vias de circulação que ficarão interditadas ao estacionamento de veículos, a PSP irá informar os condutores através de avisos colocados nos veículos. Pede-se que todos os proprietários e condutores que retirem o mais rapidamente possível os seus veículos das áreas envolvidas (e que adiante referimos), pois, caso contrário, serão removidas pela PSP;
- Todos os cidadãos que, nos seus afazeres quotidianos, pretendam deslocar-se às áreas afetadas pelos cortes e restrições de trânsito, devem planear essas deslocações devendo fazê-las antes ou depois dos períodos abrangidos pelas restrições à circulação acima referidas, ou recorrerem a percursos alternativos.- Os condutores e peões devem respeitar integralmente as indicações e orientações que lhes forem transmitidas pelos elementos policiais, por forma a não causar interferências prejudiciais ao normal decurso da prova, ou colocarem a sua segurança em causa;
- Não devem ser forçadas ou deslocadas as barreiras de segurança ou de corte de trânsito colocadas pela organização ou pela PSP. Essas barreiras visam garantir a segurança de todos, condutores, espetadores e atletas. Importa ter em consideração que, nos percursos utilizados nas etapas, os atletas e as viaturas policiais e de apoio podem circular a velocidades elevadas, pelo que o desrespeito às barreiras policiais e às indicações dos elementos policiais poderá dar origem a acidentes, com consequências graves para as pessoas e/ou veículos envolvidos e que colocarão em risco o normal decorrer da prova.

A PSP informa ainda que as aglomerações de pessoas que assistem à passagem ou chegada dos ciclistas, podem potenciar a atividade de carteiristas e de outros indivíduos se dedicam ao furto de bens e objetos alheios. Como tal, e relembrando o ditado popular (“A ocasião faz o ladrão”), aconselham-se todos aqueles que queiram assistir a esta prova desportiva adotar as usuais medidas de proteção que regularmente são difundidas por esta Polícia.
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco pede a todos os cidadãos desculpa pelos incómodos causados pelas restrições inerentes a este policiamento, mas as mesmas são indispensáveis para que o evento desportivo decorra com regularidades e sem incidentes que coloquem em causa a segurança do mesmo e dos cidadãos que pretendem assistir ao mesmo.
A PSP agradece a atenção e colaboração de todos. Facebook

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

4 DICAS PARA CONFIGURAR A CONTA DE FACEBOOK DO SEU FILHO

Durante as férias, as crianças ficam mais tempo em casa e, além dos jogos de computador e da TV, a Internet também passa a ser um forte foco de entretenimento. As redes sociais, e o Facebook em especial, são usadas durante várias horas para falar com os amigos.

Esta utilização intensiva das redes sociais pode expor a criança a alguns perigos, como a visualização de conteúdos inapropriados ou o contacto com pessoas indesejáveis. Para prevenir que isto aconteça, siga estas três dicas para configurar a conta dos seus filhos para que estes perigos sejam reduzidos.
Após a conclusão deste passo a passo, é importante conversar com os seus filhos sobre segurança na Internet. O ideal é promover conservas sobre segurança e tecnologia (tal como se faz sobre segurança em casa, na rua ou no carro) e configurar o Facebook em em conjunto com os seus filhos, explicando ao mesmo tempo os motivos porque o faz.
Dica Facebook #1
Pode parecer óbvio, mas os pais podem e devem ajudar os filhos a serem selectivos no que toca à informação que publicam nos seus perfis. Além disso, podem consultar na sua conta o menu ‘Actualizar Informação’ e editar a informação básica, como os contactos, o trabalho, a educação e os interesses, certificando-se de que as definições de privacidade incluem sempre apenas os ‘Amigos’ em vez de ‘Público’. Outro aspecto importante: não deve deixar visível qualquer informação pessoal como o e-mail, a morada e o telefone.
Dica Facebook #2
Configure as ‘Definições e Ferramentas de Privacidade’: clique no botão mais à direita do ecrã, no topo, (junto ao local onde se clica para fazer logout) e escolha ‘Definições’. Depois, à esquerda, seleccione ‘Privacidade’. Nesta área é possível configurar a privacidade das fotografias publicadas e das actualizações, bem como controlar se a conta aparece em pesquisas públicas.
Dica Facebook #3
Outro aspecto igualmente importante é garantir que os seus filhos têm as Notificações de Acesso e as Aprovações de Acesso pré-definidas (na página das ‘Definições’, clicando em ‘Segurança’). Através das Notificações de Acesso o Facebook envia um alerta sempre que alguém faz login na conta a partir de um novo dispositivo; já as Aprovações de Acesso funcionam como as Notificações de Acesso mas tratam-se de uma medida extra: ao activarmos estas notificações é-nos pedido para introduzir um código sempre que fizermos login a partir de um novo computador, telemóvel ou tablet. Após fazermos o login, teremos a opção de dar um nome ao dispositivo em questão e associá-lo à nossa conta.

Artigos relacionados

SUGESTÃO DO DIA DA CRIANÇA: 7 DICAS PARA UMA NAVEGAÇÃO SEGURA NA WEB
A ESET, líder mundial em protecção proactiva contra malware, divulga as regras essenciais que permitem proteger os mais novos das ameaças emergentes que proliferam na Internet.
1. Fique atento e monitorize a ligação do seu filho à Internet:
2. Fale com os seus filhos sobre sobre a privacidade na Internet: 
3. Tenha cuidado com a webcam:
4. Todos os browsers de Internet armazenam um histórico de navegação
5. Se no Facebook, a criança partilhar o mural
6. Na realidade, as informações que foram colocadas na Internet não desaparecem.
7. Ter uma solução de segurança antivírus instalada no computador e mantê-la actualizada é essencial.


QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Em Agosto a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-

CASTELO BRANCO
04-ago-14 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã
13-ago-14 08H00/12H00 Avª de Espanha - C.Branco
27-ago-14 08H00/12H00 – EN 18 – Campo de Obstáculos - C.Branco

Operação PSP - Pedalar em Segurança II

Fruto das alterações ao Código da Estrada que entraram em vigor a 1 de janeiro de 2014, foram introduzidas algumas regras específicas com vista a reforçar a segurança dos utilizadores mais vulneráveis da via pública: peões e velocípedes.
Os condutores de velocípedes adquiriram mais direitos e, consequentemente, mais deveres. No entanto, não lhes é exigida qualquer habilitação legal para conduzir velocípedes, pelo que é fundamental a sensibilização e o alerta para estas novas dinâmicas de maior coabitação no meio rodoviário dos velocípedes com os veículos a motor.
Nesta senda, a Polícia de Segurança Pública (PSP), levará a cabo a nível nacional (de 28 de julho a 03 de agosto) a Operação Pedalar em Segurança II, direcionada aos utilizadores de velocípedes e aos condutores de veículos a motor. Visando a sensibilização para as novas regras de circulação e seus perigos, bem como a fiscalização do cumprimento das regras do Código da Estrada e regras básicas de segurança. Estas ações dirigem-se também aos condutores de veículos a motor, pois estes terão igualmente de interiorizar e tomar as medidas adequadas para a circulação em harmonia com os velocípedes: os utilizadores mais vulneráveis das vias.

Consigo desde 1867. Todos os dias.

Facebook C.Branco

Breve Guia do Condutor de Velocípede 
 

Para consulta do Guia, clique aqui. ANSR