sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vamos criar uma internet melhor juntos

12º Dia da Internet Segura será comemorado em todo o mundo na terça-feira 10 de fevereiro de 2015


campanhas anteriores SID


"Pense antes de postar 'video .

"Descubra o mundo digital juntos .. com segurança!" vídeo .

"Conecte-se com Respeito" vídeo .


Assista ao vídeo genérico SID .

10 fotos que os pais não devem publicar nas redes sociais

kids PPlware
Há alguns temas que devem ser evitados expor nas redes sociais. Claro que podemos alargar esse cuidado à própria Internet em si, pelo facto que são assuntos do foro privado, porque devem ser resguardados de olhares indiscretos e pouco fidedignos ou simplesmente porque a Internet não é um lugar seguro.
As fotografias de crianças é um desses casos que deve ter regras parentais apertadas e conscientes, até porque, como todos sabemos, a Internet é um sítio muito mal frequentado.
Assim, deixamos 10 sugestões para que os pais e encarregados de educação saibam o que nunca devem expor nas redes sociais (e na Internet em geral).
Cuidado com a utilização de imagens das crianças, essas imagens, caindo na Internet, nunca mais são suas, passam a ser do mundo. O controlo sobre elas deixa de estar nas suas mãos e passa para as mãos de quem tiver acesso a elas e nada poderá ser feito.
Embora na Internet não haja incógnitos ou anónimos, esta é tão vasta que nunca irá descobrir quem usou de forma mal intencionada e até com graves danos para a criança em determinada imagem.
Deixamos assim uma lista do que consideramos errado. Estas considerações são facilmente identificadas de casos que um pouco por todo o mundo foram tidos como exemplos a ter em conta.




1# Fotos de momento íntimos da criança
2# Fotos que localizam
3# Fotos que identificam sítios e hábitos
4# Fotos institucionais
5# Fotos com os amiguinhos
6# Fotos que revelam mais que o necessário

7# Imagens embaraçosas
8# Fotografias exibicionistas de ostentação


9# Imagens de uma vida
10# Fotos publicitárias

Cerca de 28% dos jovens até aos 12 anos, acedem à Internet através de smarphones

Internet Segura
Seja para aceder às redes sociais, fazer pesquisas ou jogar, são vários os motivos para um jovem utilizar um tablet ou smartphone para aceder à Internet. Desde 2010, o número de jovens que acediam à Internet por meio destes dispositivos quase quadriplicou e esta tendência revela ter reflexos entre os mais novos.
Um relatório da EU Kids Online analisou os riscos da utilização destes aparelhos e concluiu que com o crescimento desta utilização, também os riscos a que estes jovens são expostos é significativamente maior que em gerações anteriores. O estudo aponta ainda que muitos destes riscos estão associados às ferramentas de georreferenciação que possibilitam a que as crianças contactem com pessoas que estão próximas da sua área de residência, escola ou outros locais que costumem frequentar.
O relatório conclui ainda que as crianças mais novas detetam menos riscos online sendo, no entanto, mais afetadas pelos mesmos. Crianças com 9 ou 10 anos que estão online através destes dispositivos, têm uma maior probabilidade de serem expostas a este tipo de riscos. Cristina Ponte, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa sublinha que “os pais das crianças mais novas que usam smartphones devem estabelecer regras claras”.
Saiba mais sobre a EU Kids Online.
Fonte: Público

CONDUÇÃO NO INVERNO


Respeite os sinais de trânsito...



ATROPELAMENTO EM PASSAGEM DE PEÕES

Uma senhora idosa foi atropelada, hoje, numa passagem de peões na Avenida 1º de Maio, em Castelo Branco. Embora o embate se tenha dado a velocidade reduzida, a idade e a condição física da vítima levaram a que do acidente tivessem resultado ferimentos graves para a mesma.
Independentemente das causas do acidente, que estão a ser apuradas por esta Polícia, o Comandando Distrital de Castelo Branco relembra que o exercício da condução e a utilização das vias públicas se deve pautar, não apenas pelo respeito das regras de trânsito, mas também pelo respeito e educação entre condutores e peões, devendo ser adotadas todas as precauções e medidas de prevenção tendentes a evitar acidentes.
Se todos assim procedermos, as nossas estradas e vias de comunicação serão, certamente, bem mais seguras.

Facebook PSP C.Branco

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ATÉ ONDE VAI A SUA PEGADA DIGITAL?

Os serviços do Google já não se baseiam apenas no motor de busca. A Google está presente no correio (gmail), nos mapas (Google Maps), nos vídeos (Youtube), no telemóvel (android), nas agendas e calendários, e até no navegador. Todos estes serviços fazem recurso à publicidade focada especificamente no utilizador. Nesse sentido, torna-se importante conhecer os perfis de cada utilizador, apresentando anúncios mais adequados aos gostos e necessidades.
Hoje em dia a Google unifica e interrelaciona os dados de cada serviço recolhido, para obter um retrato fiel de cada utilizador. Onde é que pode consultar este registo? Depois de se autenticar, vá até https://www.google.com/dashboard. Para além disso, consulte as informações de configuração dos seus anúncios. Estas podem ser encontradas em https://www.google.com/settings/ads/onweb/ .
Observe regularmente o seu perfil nestes locais e efetue pesquisas com o seu nome para perceber até que ponto a sua pegada digital está a expandir. Introduza o seu nome completo entre aspas e observe os resultados.
Relembre-se que sempre que pretender visitar um website sem deixar registos da sua visita, poderá utilizar uma navegação privada.
Saiba mais sobre estas sessões em:
Chrome - https://support.google.com/chrome/answer/95464?hl=pt

COMO MANTER O SEU WEBSITE SEGURO?

Os websites (principalmente de empresas são, cada vez mais, um cartão de visita para os outros utilizadores e podem ser reveladores da pessoa ou instituição que está por detrás.
É essencial que mantenha o seu website seguro, para si e para os utilizadores que frequentam este seu espaço na Web.
Relembramos algumas dicas para proteger de forma eficiente o seu website:
1) ACTUALIZAR O SOFWARE
A primeira regra é garantir que as ferramentas que utiliza para operar e gerir o seu website estão devidamente actualizadas. As atualizações são importantes para corrigir possíveis vulnerabilidades do seu sistema, conferindo uma maior segurança ao seu website.
2) LOGIN PROTEGIDO
Se o seu website permite efetuar um registo e entrar com esse registo, tenha uma mensagem de erro genérico, no caso de login e/ou password incorrectas. Por exemplo, opte pela frase “Nome de utilizador ou palavra-passe incorretos”. Assim, um invasor pode até tentar descodificar uma password através de mecanismos de brute force, mas não terá a certeza de nenhum dos campos estar corretos, reduzindo significativamente as hipóteses de sucesso.
3) PROTEÇÃO SSL
Ao utilizar o protocolo SSL no seu website, irá beneficiar de um canal encriptado entre um servidor web e um navegador (browser), garantindo que os dados transmitidos estejam seguros. Certamente que se relembra de já ter utilizado este protocolo em websites como o seu serviço de homebanking ou até o Facebook. Ao utilizar estes websites, o link aparece com um cadeado.
4) PASSWORD SEGURA
Se desvaloriza este passo, não o faça! Esta é sem dúvida a primeira linha de defesa contra os acessos não autorizados ao seu website. Quanto mais segura for a sua password, mais dificilmente o seu website será invadido. Relembramos que uma palavra segura deverá conter oito ou mais carateres, que incluam letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e não deverá ser igual ou semelhante ao seu nome de utilizador, nome real ou algo facilmente relacionável consigo.
5) PROTEJA OS E-MAILS
Um e-mail exposto, é um convite direto para que serviços de spam o utilizem para descarregar publicidade e até enviar malware. Por isso, nunca coloque o seu e-mail visível no website no formato de texto. Converta o texto do seu endereço de correio para uma imagem ou disponibilize um formulário de contacto.
Fonte: PPLWARE

domingo, 4 de janeiro de 2015

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Esta semana a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:- 
CASTELO BRANCO

06/jan/15 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã
19/jan/15 08H30/10H30 Av. Dia de Portugal - Castelo Branco
22/jan/15 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã