terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Boas Festas!



Campanha de Natal e Ano Novo

ANSR

ANSR Cinto 30s Campanha Telemóvel 2014 ANSR Cansaco 30s

BOAS FESTAS A TODOS

Facebook PSP
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco deseja a todos os cidadãos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Sendo uma quadra festiva, durante a qual muitos cidadãos e respetivas famílias fazem longas e frequentes deslocações para partilharem este período com familiares e amigos, não podemos deixar de reiterar a necessidade de que todos respeitem as regras do Código da Estrada e adotem comportamentos preventivos e de segurança. Só assim os momentos em família poderão ser de traquilidade e alegria para todos... como deveria ser sempre!

Trate da sua casa neste Natal, como se da sua segurança se tratasse. Boas Festas!

Facebook PSP

domingo, 21 de dezembro de 2014

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Esta semana a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-
CASTELO BRANCO

22/dez/14 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã
23/dez/14 10H00/12H00
Av. de Espanha / Buenos Aires - Castelo Branco


Ação de prevenção "UM CONTO PELAS CRIANÇAS"

Facebook
Dando continuidade ao projeto "Um conto pelas crianças", a Polícia de Segurança Pública (PSP) da Covilhã através do seu Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) – ESCOLA SEGURA - concretizou ao longo da semana de 9 a 12 de dezembro um conjunto de ações de sensibilização dirigidas a Alunos do pré escolar e 1º Ciclo.
O segundo conto desta iniciativa de âmbito nacional da PSP, denominado “A Ana no Labirinto das Compras”, pretende servir de introdução a temáticas de segurança e de auto proteção e através do imaginário infantil desmistificar a imagem do Polícia e alertar para os perigo das crianças se perderem em grandes espaços comerciais nesta quadra natalícia.
As sessões com os contos e cumulativamente de sensibilização foram realizadas nos dias 10 e 12, nas Escolas Básicas Nº 4 – Rodrigo e Nº 1 – São Silvestre, respetivamente, tendo estado presentes 78 Alunos e 4 Professoras.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Em Novembro a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-
CASTELO BRANCO

18-nov-14 15H00/19H00 Rua Cidade Rio de Janeiro - Covilhã
20-nov-14
14H00/16H00 Zona Industrial -
C.Branco


Não queira carregar o fardo da culpa. Boa viagem...com olhos no futuro.

FacebooK

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Internet: É proibido proibir!

Educare.pt
Cada vez há mais risco de exposição das crianças a conteúdos que as possam incomodar na Internet. Porém, a melhor forma de lidar com o problema passa pela capacitação. Proibir a Internet está fora de questão. A mensagem é deixada aos pais no relatório final do projeto europeu EU Kids Online.
Não é novidade que a prática aguça o engenho. Ao usar a Internet com frequência, os utilizadores ganham mais competências para navegar. As crianças e os jovens estão a tirar partido deste mar de oportunidades e conhecimentos. Por outro lado, são também eles os que mais riscos correm. Em Portugal, os pais têm uma postura de “pé atrás” com a Internet. Tendem a restringir o uso, julgando estar a proteger. 

Não são os únicos. Seguem a tendência dos países do sul da Europa. Mas esta não será a melhor estratégia, garantem os resultados do mais recente relatório interativo do EU Kids Online. Um projeto que muita luz tem trazido sobre o uso da Internet entre os 9 e os 16 anos. As medidas mais restritivas fazem muito mais do que dificultar a vida às crianças, impedem-nas de aprender a lidar com os perigos. 

Os investigadores da London School of Economics (LSE), no Reino Unido, alertam: as crianças e os jovens estão a usar a Internet de modo “substancialmente” diferente. A mudança de 2011 a 2014 é fácil de notar. Começam a experimentar o mundo dos três “w’s” mais cedo. Ficam online em muitos mais locais. Porque é possível estar quase sempre conectado em qualquer sítio. Por isso, multiplicam-se os momentos do dia em que essa ligação acontece. Mas as novidades não se esgotam aqui. Dispositivos com acesso móvel, como os Smartphones e os Tablets, estão também a tornar o acesso mais privado. 

Alertas aos pais
Em Portugal, “um dos resultados mais interessantes é o contraste entre o elevado número de crianças de todos os meios sociais que acediam à Internet através dos seus portáteis”, explica Cristina Ponte, coordenadora do estudo no país, através de um vídeo disponível no site do projeto. 

Em 2010, recorda, estes acessos eram “resultado da política educativa da altura”, de programas nacionais de distribuição de portáteis, como o e.escolinha, que levou o computador Magalhães às crianças do 1.º ciclo do ensino básico. As entrevistas conduzidas aos pais portugueses apontavam, no entanto, “um contraste muito grande entre as condições que as crianças tinham e a situação dos pais” pouco utilizadores da Internet, lembra a investigadora da Universidade Nova de Lisboa, garantindo que “hoje a situação é diferente”.

Os investigadores portugueses descobriram alguns indicadores que colocavam o país muito acima da média europeia. Além do uso de portáteis, um elevado número de crianças portuguesas acedia à Internet no seu próprio quarto, em bibliotecas e espaços públicos com acesso sem custos. O que, garantem, constitui para as crianças e os jovens uma “oportunidade para terem um espaço de aprendizagem”.  

Um “dado que deve merecer a atenção dos pais”, alerta Cristina Ponte, diz respeito às diferenças encontradas entre géneros. “Os rapazes tinham um acesso mais frequente, com mais possibilidade de acederem à Internet no seu próprio quarto do que as raparigas.” Em casa, “as crianças eram vistas como sendo os elementos que introduziam a Internet nas famílias”. 

Os investigadores portugueses perceberam ainda que também “as [crianças] de meios desfavorecidos consideravam que sabiam muito mais sobre Internet que os seus pais”. “Tudo isto coloca um conjunto de desafios às famílias portuguesas para procurarem acompanhar mais de perto a experiência das crianças na Internet”, conclui Cristina Ponte. 

Para contrariar o “excesso de preocupação parental”, a rede EU Kids Online aconselha os pais a apoiar a exploração que os filhos fazem da Internet, desde cedo, conversarem sobre as suas incursões online, e, acima de tudo, a procurarem informação sobre os riscos e os benefícios que o mundo digital oferece. Assim, será mais fácil aos adultos explicar de forma clara aos mais novos como se devem comportar online, bem como definir algumas regras.  

Aos decisores políticos, outro dos alvos das recomendações da rede, é pedido que procurem aumentar as oportunidades dos mais novos, o que passa por “reforçar as suas competências para lidar com os riscos e a sua resiliência face a potenciais danos”. 

Mais Internet

Usos mais privados resultam em novos riscos, alerta a equipa internacional do EU Kids Online, liderada pelos investigadores da LSE, Sonia Livingstone e Leslie Haddon, com base nos resultados da terceira e última fase do projeto. De 2010 a 2014, os jovens europeus entre os 11 e os 16 anos ficaram mais expostos a mensagens de ódio (de 13% para 20%), a páginas com conteúdos sobre pró-anorexia (de 9% para 13%), automutilação (de 7% para 11%) e ao ciberbullying (de 7% para 12%). 

Dados mais aprofundados recolhidos neste período em sete países (Bélgica, Dinamarca, Itália, Irlanda, Portugal, Roménia e Reino Unido) mostram o que andam estes jovens a fazer online. A diferença entre 2010 e 2014 é significava em termos do aumento da utilização, seja ela qual for. Assim, é possível que, hoje, 63% das crianças e dos jovens estejam a visitar o seu perfil numa rede social. Em 2010, era o que faziam 40% dos inquiridos. Já 49% dos utilizadores inquiridos dizem usar ferramentas de mensagens instantâneas (eram 40% em 2010). E 59% dizem utilizar a Internet para ver videoclips em portais como o YouTube (eram 32% em 2010).  

Aumenta também a utilização para fins mais educativos. Em 2010, 18% das crianças e jovens diziam ligar-se à Internet para fazer os trabalhos escolares; em 2014, são já 33%, a par com o crescimento da utilização mais lúdica. Assim, aumenta ainda a participação em jogos online (de 16% para 28%), o descarregamento de músicas e filmes (de 10% para 24%), a publicação de mensagens em websites (de 9% para 15%), as visitas a salas de conversação (de 9% para 19%); leitura ou visualização de notícias (7% para 18%), o uso de páginas de partilha de ficheiros (4% para 10%) e a publicação de fotos, vídeos e músicas para partilha com outros utilizadores (de 6% para 20%).

“Escada de oportunidades”
Quanto mais as crianças e os jovens usam a Internet, mais competências digitais ganham, asseguram os investigadores, e mais alto sobem no que designam por “escada de oportunidades”. Uma escalada que lhes permite recolher benefícios dessa utilização. Mas a probabilidade de retirar bom partido da Internet varia com a idade, género e estatuto socioeconómico dos mais novos, dizem os investigadores. Depende ainda da forma como os pais supervisionam essa utilização. E, em último caso, do tipo de conteúdos que estão ao alcance dos navegadores. 

Por isso, são precisos ainda mais esforços para prevenir os riscos, sendo certo, para os investigadores, que nem toda a exposição a conteúdos “perigosos” resulta em danos para as crianças. Isto é: o EU Kids Online prova que “a possibilidade de uma criança ou jovem ser incomodado ou perturbado por experiências online depende em parte da sua idade, resiliência e recursos para lidar com o que acontece na Internet”. São estes os resultados fundamentais do projeto. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Em Novembro a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-
CASTELO BRANCO

06-nov-14 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã

O transporte de crianças

No transporte de crianças em veículos automóveis é importante cumprir as regras de segurança... pelo bem das crianças e pelo seu. 
Não Facilite!
 Facebook PSP

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Em Outubro a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-

CASTELO BRANCO
03-out-14 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
10-out-14 14H00/18H00 EN 18 – Campo de Obstáculos – C.Branco
16-out-14 08H00/12H00 Avª de Espanha / Buenos Aires – C.Branco


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Burlas e Roubos a Idosos

Nunca é tarde para aprender.
No próximo dia 1 de Outubro, pelas 14H30, irá decorrer nas instalações do projeto CLDS+Covilhã Solidária (Lar de S. José) uma acção de sensibilização sobre burlas a idosos, a qual contará com a participação da PSP da Covilhã.
O objetivo desta iniciativa é sensibilizar/esclarecer a população, nomeadamente a população idosa para os cuidados a ter quando vivem sozinhos, bem como prevenir a ocorrência de burlas, roubos ou casos de violência. 
A participação é gratuita. Por isso venha e partilhe connosco a sua experiência.
Facebook PSP Castelo Branco

ESCOLA SEGURA

O programa "Escola Segura" foi criado há 18 anos. 
Embora a preocupação com a segurança das escolas e dos elementos que integram a comunidade educativa fosse já uma prioridade da PSP há já algumas décadas, foi em 1996 que este programa foi formalmente criado, com a implementação de equipas especializadas de agentes policiais. Estes elementos policiais tinham como principal missão garantir a segurança e a vigilância das áreas escolares. Com esse objetivo, as equipas do programa "Escola Segura" foram dotadas com as primeiras viaturas caraterizadas, amplamente conhecidas pela generalidade dos cidadãos, bem como meios de comunicação direta com os responsáveis escolares.
18 anos depois, os elementos policiais que desempenham funções no âmbito deste programa continuam, tal como aqueles que os precederam, a cumprir a sua missão com o mesmo dinamismo e empenho de sempre.
Embora, de um modo geral, a ação de todos os elementos policiais do Comando distrital da PSP de Castelo Branco contribua igualmente para a segurança dos estabelecimentos de ensino e da comunidade escolar, serão os elementos das equipas "Escola Segura" que constituirão o rosto mais visível deste programa. E para que os conheça, apresentamos aqui os rostos daqueles que no seu dia a dia irão velar pela segurança e tranquilidade da comunidade. escolar.

Facebook PSP Castelo Branco

6 dicas para aumentar a segurança online do seu filho

A segurança online deve ser uma preocupação prioritária quando se fala em crianças e jovens online. Face aos perigos existentes e ao espírito curioso deles, é fundamental que os pais estejam um passo em frente dos filhos, como forma de os educarem e prevenirem situações de risco.
Assim, hoje deixamos 6 dicas para aumentar a segurança online do seu filho!
Sabemos que, na grande maioria dos casos, as crianças e jovens até sabem mais que os pais quando o assunto é Internet… mas é fundamental que os responsáveis pelos menores se esforcem para conhecer mais sobre este imenso mundo, para ajudarem os seus filhos na sua segurança.

1. Eduque-se e informe-se sobre a Internet e as Redes Sociais
2. Estabeleça uma idade limite
3. Converse com os seus filhos acerca dos perigos e consequências das redes sociais
4. Coloque o computador numa zona comum da casa
5. Crie orientações/regras de utilização
6. Verifique as definições de privacidade regularmente

fonte: kids.pplware.sapo.pt

sábado, 13 de setembro de 2014

REGRESSO ÀS AULAS

O novo ano escolar está à porta. É tempo de os pais e educadores recordarem ou ensinarem às crianças algumas regras de comportamento simples que as mesmas devem adotar quando caminharem nas vias públicas, e que poderão prevenir acidentes graves.
Caro pai e educador, ajude o seu filho a adotar comportamentos que lhe permitam um crescimento em tranquilidade e segurança.
Em breve o seu filho reiniciará a rotina dos percursos casa <=> escola. É neste percurso que acontece a grande maioria dos acientes envolvendo crianças e jovens. Contudo é tão simples ajudar o seu filho a manter-se seguro no seu dia a dia. Ajude-o, aconselhando-o!

Reabilitação de condutores Infractores

Informações sobre as Acções de Formação

(Autos-contra-ordenação – Ministério da Administração Interna – Decisões ANSR)

As decisões provenientes da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) na sequência de autos de contra-ordenação que contemplem apenas a frequência de uma acção de formação como medida de suspensão da inibição de conduzir, possibilitam duas opções ao condutor:
•  Cumprir a inibição de condução pelo período estipulado na decisão, entregando a carta de condução no Comando Territorial/Destacamento de Trânsito da GNR ou no Comando Metropolitano/Distrital Secção de Contra-ordenações de Trânsito da PSP, ou;
•  Frequentar uma acção de formação, podendo continuar a conduzir uma vez que não tem que entregar a carta de condução.
Prazos legais
Após a data de notificação a legislação prevê um prazo de 15 dias úteis para interpor recurso de impugnação judicial, caso o condutor o entenda. Se não recorrer da decisão, findo este prazo, o condutor tem 15 dias úteis para tomar a decisão de entregar a carta de condução ou inscrever-se na acção de formação.
Inscrição na acção de formação
As acções de formação têm a duração de 12 horas e decorrem em dois Sábados consecutivos das 10h00 às 17h30 (com hora de almoço) e em horário pós laboral em duas semanas consecutivas em dias alternados da semana (segundas e quartas ou terças e quintas) das 19h30 às 22h30. Decorrem habitualmente na capital de distrito da residência do condutor ou noutra que nos indique. Para se inscrever deverá enviar-nos, no prazo indicado, os seguintes documentos:
– Fotocópia da decisão da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, frente e verso (documento no qual consta a possibilidade de frequência da acção de formação)  
– Fotocópia do Bilhete de Identidade
– Fotocópia do Número de contribuinte
– Morada completa e contacto telefónico.
– Pagamento/comprovativo da acção de formação
A acção de formação tem um custo de €175,00 (cento e setenta e cinco Euros) que pode ser pago por cheque ou vale postal passado à ordem de Prevenção Rodoviária Portuguesa ou ainda por transferência bancária para o NIB 0035 0259 0000 3185 6305 9, neste caso, é necessário que nos envie o comprovativo da transferência bancária. O pagamento da acção de formação deverá ser efectuado no acto da inscrição.
Outras informações
Após recepção da documentação solicitada a sua inscrição considerar-se-á efectiva e posteriormente V. Exa. será convocado, por carta, para a acção de formação com uma antecedência de 2 semanas do início da acção. Será então informado sobre o local, a data e o horário da acção.
A PRP informará a ANSR que V. Exa. efectuou a inscrição na acção de formação e por conseguinte não necessitará de entregar a carta de condução. A PRP assegurará igualmente a comunicação à ANSR do cumprimento ou não da acção de formação.
As acções de formação serão realizadas em sala. Serão abordados e transmitidos conteúdos relacionados com o tipo de infracção em causa, bem como realizadas algumas dinâmicas de grupo.
Alertamos para o facto de ser obrigatório o cumprimento de todas as horas da acção de formação.
Caso estes esclarecimentos não sejam suficientes, agradecemos que nos coloque as restantes dúvidas através dos contactos:
e-mail: psi@prp.pt
Telefones:210 036 600 ou 210 058 113
Fax: 210 036 649
Estrada da Luz, nº90, 1º andar
1600-160 Lisboa

Nova nota de 10 €

Dia 23 de setembro entra em circulação a nova nota de 10€. A PSP promoverá a partir do dia 15 até ao dia 19 uma importante operação nacional de sensibilização junto das escolas, comerciantes e idosos. Até lá comece a familiarizar-se com a nova nota.
Mais informações em -http://www.bportugal.pt/pt-PT/NotaseMoedas/novanotade5/Paginas/default.aspx.



A autenticidade da nova nota de 10€ poderá ser verificada de uma forma simples e eficaz através da metodologia TOCAR – OBSERVAR - INCLINAR, não sendo necessária a utilização de equipamentos auxiliares.
http://www.novas-notas-de-euro.eu/

RECRUTAMENTO PARA A PSP

Está aberto o Concurso para a Polícia de Segurança Pública. Mais informações em http://dre.pt/pdf2sdip/2014/09/173000000/2344923456.pdf


Pode aceder diretamente ao formulário de candidatura em:https://recrutamento.psp.pt/ 

Para informações adicionais poderá contatar com Escola Prática de Polícia:
http://www.epp.pt/

Aproveita esta oportunidade!

As dúvidas referentes ao concurso de acesso à PSP, podem e devem ser enviadas para concurso.cfa@psp.pt. Aos 2.800 candidatos que já se inscreveram...Boa sorte!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conhece este símbolo?

Já o viu na sua cidade? 
Encontra-o em parques, praças públicas, estações modelares, centros comerciais, jardins e em muitos outros locais.
Aprenda a descobrir a sinalização que o pode ajudar no futuro e ensine-a aos seus filhos quando chegarem a um lugar público com «ponto de encontro». 
Assim, numa emergência ou se alguém se perder, saberá para onde se deve dirigir pois "nem só de GPS, tecnologia eletrónica e outros gadgets vive o homem". 
Esta é uma mensagem do PROGRAMA ESTOU AQUI! 
Bom fim-de-semana.
PSP Facebook

CÓDIGO DA ESTRADA

PRESCRIÇÃO
Causa extintiva da punibilidade pelo decurso do prazo legalmente previsto. Tanto pode determinar a extinção do procedimento contraordenacional quanto das coimas e das sanções acessórias aplicadas.

ANSR Facebook

Contraordenações

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Operações Stop PSP - Nuno Markl - 5 Para a Meia Noite



As operações de fiscalização rodoviária são uma ferramenta operacional valiosa para a Polícia de Segurança Pública. No entanto, podem tornar-se problemáticas se não houver entendimento e cooperação de ambas as partes.

Com o Nuno Markl e o Jorge Vaz Gomes gravámos este código de conduta, de forma leve e despretensiosa, para relembrar aos condutores o que devem e não devem fazer se forem abordados.

Obrigado!
PSP Facebook
Publicado a 03/09/2014

terça-feira, 2 de setembro de 2014

QUEM O AVISA...

A PSP DIVULGA MENSALMENTE NA REDE SOCIAL FACEBOOK, E PÁGINA DA PSP ALGUNS DOS LOCAIS ONDE VAI INSTALAR RADARES DE CONTROLO DE VELOCIDADE.

Em Setembro a PSP informa que irá efectuar uma acção de fiscalização rodoviária > RADAR nas seguintes datas/hora e locais:-

CASTELO BRANCO
05-set-14 08H00/12H00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã
24-set-14 15H00/19H00 Avª Infante D. Henrique - Covilhã
24-set-14 08H30/12H30 EN 18 - Vale do Romeiro - Castelo Branco

Regresso às Aulas


Folheto ANSR

CÓDIGO DA ESTRADA

PAGAMENTO DA COIMA EM PRESTAÇÕES – artigos 175 nº 2 d) e 183º do CE

A requerimento do arguido, pode a autoridade administrativa autorizar o pagamento da coima em prestações mensais.

Fonte: Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Tipo de coisas que não deves colocar no Facebook

… ou outras redes sociais
As redes sociais vieram facilitar-nos a vida em diversas tarefas e dar-nos oportunidades que, doutra forma, não conseguíamos, tais como conhecer pessoas, estar mais perto dos nossos amigos, estarmos sempre atualizados, etc.
Mas, por muito segura que tenhamos a nossa conta, há várias coisas que não devemos fazer/colocar nas redes sociais como o Facebook!
Navegar na Internet e nas redes sociais é uma atividade que gostamos muito, mas devemos ser responsáveis por essa utilização.
Coisas que não deves colocar no Facebook
Partilhar Nome completo/Morada/Contactos
Não deves partilhar informações demasiado pessoais pois isso depois pode ser usado, por alguns utilizadores, de uma forma menos correta. Informações como nome completo (nosso e doutras pessoas), morada e contatos telefónicos e email, são informações que não devem ser partilhadas em nenhum local da Internet onde outros possam ter fácil acesso
Colocar fotografias íntimas
Vejo muitos jovens a partilhar fotografias menos corretas nas redes sociais. Fotografias com menos roupa, ou que causem uma impressão menos boa. Essas fotografias não devem ser partilhadas (seria ideal que nem fossem sequer tiradas pois estando no telemóvel são igualmente um perigo). O que colocamos na Internet, fica na Internet e, pode trazer-nos consequências menos boas pois não se esqueçam que, mesmo numa conta bem segura, os conteúdos rapidamente se espalham.
Colocar desabafos
O Facebook é um local que, por ser tão fácil partilhar coisas, temos a tentação de colocar informações menos adequadas como, por exemplo, partilharmos o nosso estado mais depressivo, amuos, desabafos, queixas, etc… mais uma vez, não se esqueçam que podem ser lidos por milhares de pessoas!
Usar linguagem inapropriada
Asneiras, insultos, ameaças, etc, devem ser postos de parte nas vossas publicações do facebook. Até porque, muitos de vocês têm familiares, professores e até pessoas mais velhas adicionadas nos amigos e isso, definitivamente, não vos dá uma boa imagem. Seria também importante não a usarem no vosso dia a dia em frente de toda a gente, sem qualquer problema.
Clicar em tudo até em… virús
Pois é, grande parte dos conteúdos que vemos no Facebook são virus/hoax. Ou seja, sabem aqueles vídeos que dizem ‘Não acreditas no que aconteceu a seguir’, a maioria são virus e, quando clicas para ver, o virus vai-se espalhar na tua conta, vai partilhar na tua cronologia esses mesmo vídeo para outros clicarem. Alguns virus abrem mesmo o chat com os teus contactos e enviam ficheiros infetados.
Pedir likes
Tenho visto que os jovens escrevem coisas do género ‘quem colocar like eu falo no chat’ ou vão diretamente ao chat pedir likes nas suas fotografias. São conteúdos que devem ter cuidado pois estão a dar liberdade para que, qualquer pessoa entre em contato convosco e, como devem saber, existem vários tipos de pessoas nas redes sociais e, muitas delas, não têm boas intenções!
Existem muitas mais coisas que deves evitar colocar online e estas são alguns dos exemplos mais importantes.
Navega mas sempre com responsabilidade!
 
Pplware Kids

Pneus: 10 conselhos para um verão seguro

Altura de férias corresponde, normalmente, a fazer viagens mais longas. Por isso, não se esqueça de verificar os pneus do carro para uma viagem mais segura

O pneu é o único ponto de contacto de um veículo com o solo, um elemento de vital importância para a segurança dos ocupantes. No entanto, e em muitos dos casos, é esquecido no que diz respeito à manutenção. Muitos estudos de diferentes organismos públicos, demonstraram claramente que a utilização indevida dos pneus, a má conservação, ou a circulação com pressões baixas, representam um risco elevado para a segurança.
Por exemplo, um pneu com uma pressão incorreta, torna o controlo do veículo imprevisível , aumenta a distância de travagem e reduz a profundidade dos sulcos do piso do pneu. Todos estes fatores reduzem a vida útil do pneu. De facto, se tomarmos como referência os metros necessários para parar um veículo a 80 km/h, equipado com os pneus no atual limite legal (1.6 mm), necessita de aproximadamente mais 48% de distância que um automóvel com pneus novos (6 – 8 mm).
Além disso, também podem existir outros defeitos que, visíveis ou invisíveis, podem alterar o comportamento do veículo, causando vibrações, ruídos, desvios de trajetória, entre outros e que todos eles representam um risco significativo para a condução.
Aqui estão, 10 conselhos dos engenheiros da Pirelli para assegurar uma correta manutenção:
1. Verificar a pressão dos pneus regularmente, em frio (incluindo o suplente)
A pressão da roda suplente, deve ser ligeiramente superior (mais 0,2 ou 0,3 bar), à dos pneus do automóvel. A pressão tem um efeito direto na travagem, logo, na segurança. A distância de travagem de um pneu com a pressão correta, é muito menor do que um sem a pressão ideal. Mais, é habitual carregarmos o veículo mais do que o normal no período de férias, pelo que necessitamos de ajustar a pressão do pneu de acordo com o indicado no manual técnico do veículo. Estes controlos pontuais também ajudam a melhorar o consumo de combustível, melhorando a durabilidade do pneu.
2. Verificar o tipo de desgaste dos pneus
Por lei, a profundidade do desenho do piso do pneu não pode ser inferior a 1,6 mm. Se considerarmos que um pneu novo tem aproximadamente 8 mm de profundidade, o ideal será substituir quando atinge os 2 ou 3 mm. Este elemento tem uma influência no comportamento geral do veículo, perdendo a mesma à medida que o piso do pneu se desgasta.
3. Verificar regularmente o estado das suspensões e o alinhamento da direção
4.Verificar regularmente a calibragem das rodas, especialmente se existem vibrações no volante
5. Em caso de furo, também é importante verificar a área interna do pneu, para assegurar que não sofreu danos internos causados por passeios, buracos no pavimento ou outros obstáculos.
6. Não estacionar em cima de manchas de óleo ou outros solventes, pois estes podem danificar os pneus.
7. Conduzir de acordo com os índices de carga e velocidade dos pneus.
8. No caso de o desgaste dos pneus não ser homogéneo, deve-se apenas substituir alguns pneus, os novos pneus devem ser montados no eixo traseiro.
9. O estilo de condução e a velocidade têm uma influência direta na vida útil do pneu.
10. Verificar regularmente o estado geral dos pneus com um profissional acreditado.
Fonte: Turbo

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

76ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

À semelhança de anos anteriores a 76.ª Volta a Portugal em Bicicleta passará pelo distrito de Castelo Branco. No próximo dia 7 de agosto, a 7ª etapa atravessará a cidade da Covilhã e no dia 8 de Agosto, a 8ª etapa terá o seu final na cidade de Castelo Branco.
Este evento, pela sua dimensão, e pela interferência causada à circulação rodoviária das vias de trânsito por onde passam as etapas implicam fortes constrangimentos à utilização dessas vias, seja aos condutores, seja aos demais cidadãos. Nesse sentido, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os intervenientes na prova, bem como de todos os cidadãos, a PSP irá implementar operações de policiamento que afetarão significativamente o trânsito e as deslocações nas vias por onde passam os atletas, bem como nas áreas adjacentes às mesmas.
Os percursos nestas cidades (ver imagens com mapas), bem como as artérias adjacentes serão interditados ao trânsito com alguma antecedência relativamente à passagem dos atletas, não sendo permitidas a circulação de veículos ou a travessia de peões. Será ainda interditado o estacionamento entre as 22H00 de 7 de agosto e as 22H00 de 8 de agosto de 2014, nas seguintes artérias urbanas: Av. Nuno Álvares, Rua Cadetes de Toledo, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua Conselheiro de Albuquerque e Parque de Estacionamento do "Kalifa"
Informa-se ainda que, em muitas das vias de circulação abrangidas, as restrições à circulação poderão iniciar-se logo de manhã a fim de preparar a passagem e chegada das etapas. Tendo em conta que se tratam das principais vias de circulação rodoviária das cidades envolvidas, a PSP aconselha o seguinte:
- Nas áreas e vias de circulação que ficarão interditadas ao estacionamento de veículos, a PSP irá informar os condutores através de avisos colocados nos veículos. Pede-se que todos os proprietários e condutores que retirem o mais rapidamente possível os seus veículos das áreas envolvidas (e que adiante referimos), pois, caso contrário, serão removidas pela PSP;
- Todos os cidadãos que, nos seus afazeres quotidianos, pretendam deslocar-se às áreas afetadas pelos cortes e restrições de trânsito, devem planear essas deslocações devendo fazê-las antes ou depois dos períodos abrangidos pelas restrições à circulação acima referidas, ou recorrerem a percursos alternativos.- Os condutores e peões devem respeitar integralmente as indicações e orientações que lhes forem transmitidas pelos elementos policiais, por forma a não causar interferências prejudiciais ao normal decurso da prova, ou colocarem a sua segurança em causa;
- Não devem ser forçadas ou deslocadas as barreiras de segurança ou de corte de trânsito colocadas pela organização ou pela PSP. Essas barreiras visam garantir a segurança de todos, condutores, espetadores e atletas. Importa ter em consideração que, nos percursos utilizados nas etapas, os atletas e as viaturas policiais e de apoio podem circular a velocidades elevadas, pelo que o desrespeito às barreiras policiais e às indicações dos elementos policiais poderá dar origem a acidentes, com consequências graves para as pessoas e/ou veículos envolvidos e que colocarão em risco o normal decorrer da prova.

A PSP informa ainda que as aglomerações de pessoas que assistem à passagem ou chegada dos ciclistas, podem potenciar a atividade de carteiristas e de outros indivíduos se dedicam ao furto de bens e objetos alheios. Como tal, e relembrando o ditado popular (“A ocasião faz o ladrão”), aconselham-se todos aqueles que queiram assistir a esta prova desportiva adotar as usuais medidas de proteção que regularmente são difundidas por esta Polícia.
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco pede a todos os cidadãos desculpa pelos incómodos causados pelas restrições inerentes a este policiamento, mas as mesmas são indispensáveis para que o evento desportivo decorra com regularidades e sem incidentes que coloquem em causa a segurança do mesmo e dos cidadãos que pretendem assistir ao mesmo.
A PSP agradece a atenção e colaboração de todos. Facebook