Facebook
Hoje em dia, é do senso comum saber-se que, uma vez que algo é publicado online, não é possível voltar atrás. Mas às vezes o cidadão comum não é o único a publicar informação de livre vontade. Há uma tendência recente chamada "pornografia de vingança" (revenge porn), em que imagens e vídeos de nudez e cariz sexual são enviados por ex-parceiros íntimos para causar humilhação e/ou obter lucro. Alguns países já têm leis que proíbem este crime incrivelmente humilhante e prejudicial à reputação e imagem de uma pessoa.
Uma sanção penal exemplar é necessária e merecida para indivíduos que fazem o upload ilegal dessas imagens e vídeos. No entanto, há destinos de vítimas que já estão traçados, porque as imagens e vídeos sexuais podem ser acompanhados de outras informações pessoais. A vida das vítimas pode ser prejudicada para sempre, a partir de exposição a cyberstalking, ameaças, extorsão, chantagem e dificuldades em encontrar emprego pela reputação manchada.
Os conselhos da PSP passam por não colocar online nem enviar conteúdos que possam prejudicar se forem publicamente expostos, nomeadamente fotos íntimas ou vídeos. Ou seja, manter fora da esfera digital o que é privado!
Sem comentários:
Enviar um comentário