Seja para aceder às redes sociais, fazer pesquisas ou jogar, são vários os motivos para um jovem utilizar um tablet ou smartphone para aceder à Internet. Desde 2010, o número de jovens que acediam à Internet por meio destes dispositivos quase quadriplicou e esta tendência revela ter reflexos entre os mais novos.
Um relatório da EU Kids Online analisou os riscos da utilização destes aparelhos e concluiu que com o crescimento desta utilização, também os riscos a que estes jovens são expostos é significativamente maior que em gerações anteriores. O estudo aponta ainda que muitos destes riscos estão associados às ferramentas de georreferenciação que possibilitam a que as crianças contactem com pessoas que estão próximas da sua área de residência, escola ou outros locais que costumem frequentar.
O relatório conclui ainda que as crianças mais novas detetam menos riscos online sendo, no entanto, mais afetadas pelos mesmos. Crianças com 9 ou 10 anos que estão online através destes dispositivos, têm uma maior probabilidade de serem expostas a este tipo de riscos. Cristina Ponte, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa sublinha que “os pais das crianças mais novas que usam smartphones devem estabelecer regras claras”.
Saiba mais sobre a EU Kids Online.
Fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário