terça-feira, 4 de agosto de 2015

77ª VOLTA A PORTUGAL - PASSAGEM PELA COVILHÃ E CHEGADA A CASTELO BRANCO

À semelhança de anos anteriores a 77.ª Volta a Portugal em Bicicleta passará pelo distrito de Castelo Branco. Assim, no próximo dia 6 de agosto, a 7ª etapa (Condeixa-a-Nova => Seia) passará a cidade da Covilhã e no dia 7 de Agosto, a 8ª etapa (Guarda => Castelo Branco) terá o seu final na cidade de Castelo Branco.
Este evento, pela sua dimensão, e pela interferência causada à circulação rodoviária das vias de trânsito por onde passam as etapas implicam fortes constrangimentos à utilização dessas vias, seja aos condutores, seja aos demais cidadãos. Nesse sentido, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os intervenientes na prova, bem como de todos os cidadãos, a PSP irá implementar operações de policiamento que afetarão significativamente o trânsito e as deslocações nas vias por onde passam os atletas, bem como nas áreas adjacentes às mesmas.
Pretende-se que, mais uma vez, a Volta a Portugal em Bicicleta passe por estas cidades sem quaisquer incidentes que possam colocar em questão o regular decurso da prova e a segurança e bem estar de todos aqueles que nela participam e/ou assistem.
A fim de melhor esclarecer os percursos das duas etapas nas cidades da Covilhã e Castelo Branco, anexam-se dois mapas, um da cada uma das referidas cidades, com indicação dos percursos a realizar.
Estes percursos, bem como as artérias adjacentes serão interditados ao trânsito com alguma antecedência relativamente à passagem dos atletas (cerca das 16H45 na Covilhã e cerca das 16H00 em Castelo Branco).
Na cidade de Castelo Branco, a interdição de circulação em algumas artérias poderá iniciar-se-á mais cedo, logo de manhã, de acordo com as necessidades de logística e organização da prova. Nestas vias, e enquanto perdurarem as restrições ao trânsito, não será permitido a circulação de veículos ou a travessia de peões. Em algumas artérias será ainda interdito o estacionamento desde o início da noite de 6 para 7AGO.


Tendo em conta que serão afetadas as principais vias de circulação rodoviária das cidades envolvidas, a PSP aconselha o seguinte:
- Nas áreas e vias de circulação que ficarão interditadas ao estacionamento de veículos, a PSP irá informar os condutores através de avisos colocados nos veículos. Pede-se que todos os proprietários e condutores que retirem o mais rapidamente possível os seus veículos das áreas envolvidas (e que adiante referimos), pois, caso contrário, serão removidas pela PSP;
- Todos os cidadãos que, nos seus afazeres quotidianos, pretendam deslocar-se às áreas afetadas pelos cortes e restrições de trânsito, devem planear essas deslocações devendo fazê-las antes ou depois dos períodos abrangidos pelas restrições à circulação acima referidas, ou recorrerem a percursos alternativos.
- Os condutores e peões devem respeitar integralmente todas indicações e orientações que lhes forem transmitidas pelos elementos policiais, por forma a não causar interferências prejudiciais ao normal decurso da prova, ou colocarem a sua segurança em causa;
- Não devem ser forçadas ou deslocadas as barreiras de segurança ou de corte de trânsito colocadas pela organização ou pela PSP. Essas barreiras visam garantir a segurança de todos, condutores, espetadores e atletas. Importa ter em consideração que, nos percursos utilizados nas etapas, os atletas e as viaturas policiais e de apoio podem circular a velocidades elevadas, pelo que o desrespeito às barreiras policiais e às indicações dos elementos policiais poderá dar origem a acidentes, com consequências graves para as pessoas e/ou veículos envolvidos e que colocarão em risco o normal decorrer da prova.
A PSP informa ainda que as aglomerações de pessoas que assistem à passagem ou chegada dos ciclistas, podem potenciar a atividade de carteiristas e de outros indivíduos se dedicam ao furto de bens e objetos alheios. Como tal, e relembrando o ditado popular (“A ocasião faz o ladrão”), aconselham-se todos aqueles que queiram assistir a esta prova desportiva adotar as usuais medidas de proteção que regularmente são difundidas por esta Polícia.
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco pede a todos os cidadãos desculpa pelos incómodos causados pelas restrições inerentes a este policiamento, mas as mesmas são indispensáveis para que o evento desportivo decorra com regularidades e sem incidentes que coloquem em causa a segurança do mesmo e dos cidadãos que pretendem assistir ao mesmo.
Artérias e locais sujeitos a interdição de estacionamento entre as 22H00 de 5 de agosto e as 22H00 de 7 de agosto de 2014
- Av. Nuno Álvares
- Rua Cadetes de Toledo
- Rua Combatentes da Grande Guerra
- Parque de Estacionamento do "Kalifa"
A PSP agradece a atenção e colaboração de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário