quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Regresso às Aulas & Segurança na Internet

SapoTek
O fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net elaborou uma lista de sete pontos que devem ser considerados em altura de regresso às aulas, tendo por base uma perspetiva digital. E como salienta Tito de Morais, uma das regras de ouro passa pela contribuição de toda a comunidade para a proteção dos jovens na Internet.
Com o início de um ano lectivo, se tal ainda não foi pensado antes, estamos perante uma oportunidade de famílias, escolas e comunidades unirem esforços reflectindo e agindo sobre a segurança da comunidade educativa no acesso e utilização da Internet na escola.
Assim, aqui ficam sete sugestões sobre alguns aspectos me parecem importantes serem objecto de reflexão por parte da comunidade escolar. Ao reflectir sobre estes aspectos, sugiro que leve este tema a discussão na sua escola, na dos seus educandos ou nas naquelas onde tem responsabilidades. E lembre-se: não basta exigir aos outros que façam; isso é a parte mais fácil. Independentemente do seu papel, pense sempre que você pode e deve contribuir para a solução e não apenas para a discussão. A segurança online de crianças e jovens é uma tarefa que deve ser comum às famílias, às escolas e às comunidades em que estas se inserem.
tek tito morais
Por Tito de Morais (*)

1.  Políticas de Utilização Aceitável
2.  Dar a Conhecer as Regras
3.  Contas, Perfis e Permissões
4.  Identificação & Registo dos Utilizadores
5.  Actualizações de Segurança
6.  Software de Segurança Essencial
7.  Controlos Parentais

Sem comentários:

Enviar um comentário