quarta-feira, 6 de agosto de 2014

76ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

À semelhança de anos anteriores a 76.ª Volta a Portugal em Bicicleta passará pelo distrito de Castelo Branco. No próximo dia 7 de agosto, a 7ª etapa atravessará a cidade da Covilhã e no dia 8 de Agosto, a 8ª etapa terá o seu final na cidade de Castelo Branco.
Este evento, pela sua dimensão, e pela interferência causada à circulação rodoviária das vias de trânsito por onde passam as etapas implicam fortes constrangimentos à utilização dessas vias, seja aos condutores, seja aos demais cidadãos. Nesse sentido, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os intervenientes na prova, bem como de todos os cidadãos, a PSP irá implementar operações de policiamento que afetarão significativamente o trânsito e as deslocações nas vias por onde passam os atletas, bem como nas áreas adjacentes às mesmas.
Os percursos nestas cidades (ver imagens com mapas), bem como as artérias adjacentes serão interditados ao trânsito com alguma antecedência relativamente à passagem dos atletas, não sendo permitidas a circulação de veículos ou a travessia de peões. Será ainda interditado o estacionamento entre as 22H00 de 7 de agosto e as 22H00 de 8 de agosto de 2014, nas seguintes artérias urbanas: Av. Nuno Álvares, Rua Cadetes de Toledo, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua Conselheiro de Albuquerque e Parque de Estacionamento do "Kalifa"
Informa-se ainda que, em muitas das vias de circulação abrangidas, as restrições à circulação poderão iniciar-se logo de manhã a fim de preparar a passagem e chegada das etapas. Tendo em conta que se tratam das principais vias de circulação rodoviária das cidades envolvidas, a PSP aconselha o seguinte:
- Nas áreas e vias de circulação que ficarão interditadas ao estacionamento de veículos, a PSP irá informar os condutores através de avisos colocados nos veículos. Pede-se que todos os proprietários e condutores que retirem o mais rapidamente possível os seus veículos das áreas envolvidas (e que adiante referimos), pois, caso contrário, serão removidas pela PSP;
- Todos os cidadãos que, nos seus afazeres quotidianos, pretendam deslocar-se às áreas afetadas pelos cortes e restrições de trânsito, devem planear essas deslocações devendo fazê-las antes ou depois dos períodos abrangidos pelas restrições à circulação acima referidas, ou recorrerem a percursos alternativos.- Os condutores e peões devem respeitar integralmente as indicações e orientações que lhes forem transmitidas pelos elementos policiais, por forma a não causar interferências prejudiciais ao normal decurso da prova, ou colocarem a sua segurança em causa;
- Não devem ser forçadas ou deslocadas as barreiras de segurança ou de corte de trânsito colocadas pela organização ou pela PSP. Essas barreiras visam garantir a segurança de todos, condutores, espetadores e atletas. Importa ter em consideração que, nos percursos utilizados nas etapas, os atletas e as viaturas policiais e de apoio podem circular a velocidades elevadas, pelo que o desrespeito às barreiras policiais e às indicações dos elementos policiais poderá dar origem a acidentes, com consequências graves para as pessoas e/ou veículos envolvidos e que colocarão em risco o normal decorrer da prova.

A PSP informa ainda que as aglomerações de pessoas que assistem à passagem ou chegada dos ciclistas, podem potenciar a atividade de carteiristas e de outros indivíduos se dedicam ao furto de bens e objetos alheios. Como tal, e relembrando o ditado popular (“A ocasião faz o ladrão”), aconselham-se todos aqueles que queiram assistir a esta prova desportiva adotar as usuais medidas de proteção que regularmente são difundidas por esta Polícia.
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco pede a todos os cidadãos desculpa pelos incómodos causados pelas restrições inerentes a este policiamento, mas as mesmas são indispensáveis para que o evento desportivo decorra com regularidades e sem incidentes que coloquem em causa a segurança do mesmo e dos cidadãos que pretendem assistir ao mesmo.
A PSP agradece a atenção e colaboração de todos. Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário