sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pneus: 10 conselhos para um verão seguro

Altura de férias corresponde, normalmente, a fazer viagens mais longas. Por isso, não se esqueça de verificar os pneus do carro para uma viagem mais segura

O pneu é o único ponto de contacto de um veículo com o solo, um elemento de vital importância para a segurança dos ocupantes. No entanto, e em muitos dos casos, é esquecido no que diz respeito à manutenção. Muitos estudos de diferentes organismos públicos, demonstraram claramente que a utilização indevida dos pneus, a má conservação, ou a circulação com pressões baixas, representam um risco elevado para a segurança.
Por exemplo, um pneu com uma pressão incorreta, torna o controlo do veículo imprevisível , aumenta a distância de travagem e reduz a profundidade dos sulcos do piso do pneu. Todos estes fatores reduzem a vida útil do pneu. De facto, se tomarmos como referência os metros necessários para parar um veículo a 80 km/h, equipado com os pneus no atual limite legal (1.6 mm), necessita de aproximadamente mais 48% de distância que um automóvel com pneus novos (6 – 8 mm).
Além disso, também podem existir outros defeitos que, visíveis ou invisíveis, podem alterar o comportamento do veículo, causando vibrações, ruídos, desvios de trajetória, entre outros e que todos eles representam um risco significativo para a condução.
Aqui estão, 10 conselhos dos engenheiros da Pirelli para assegurar uma correta manutenção:
1. Verificar a pressão dos pneus regularmente, em frio (incluindo o suplente)
A pressão da roda suplente, deve ser ligeiramente superior (mais 0,2 ou 0,3 bar), à dos pneus do automóvel. A pressão tem um efeito direto na travagem, logo, na segurança. A distância de travagem de um pneu com a pressão correta, é muito menor do que um sem a pressão ideal. Mais, é habitual carregarmos o veículo mais do que o normal no período de férias, pelo que necessitamos de ajustar a pressão do pneu de acordo com o indicado no manual técnico do veículo. Estes controlos pontuais também ajudam a melhorar o consumo de combustível, melhorando a durabilidade do pneu.
2. Verificar o tipo de desgaste dos pneus
Por lei, a profundidade do desenho do piso do pneu não pode ser inferior a 1,6 mm. Se considerarmos que um pneu novo tem aproximadamente 8 mm de profundidade, o ideal será substituir quando atinge os 2 ou 3 mm. Este elemento tem uma influência no comportamento geral do veículo, perdendo a mesma à medida que o piso do pneu se desgasta.
3. Verificar regularmente o estado das suspensões e o alinhamento da direção
4.Verificar regularmente a calibragem das rodas, especialmente se existem vibrações no volante
5. Em caso de furo, também é importante verificar a área interna do pneu, para assegurar que não sofreu danos internos causados por passeios, buracos no pavimento ou outros obstáculos.
6. Não estacionar em cima de manchas de óleo ou outros solventes, pois estes podem danificar os pneus.
7. Conduzir de acordo com os índices de carga e velocidade dos pneus.
8. No caso de o desgaste dos pneus não ser homogéneo, deve-se apenas substituir alguns pneus, os novos pneus devem ser montados no eixo traseiro.
9. O estilo de condução e a velocidade têm uma influência direta na vida útil do pneu.
10. Verificar regularmente o estado geral dos pneus com um profissional acreditado.
Fonte: Turbo

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