quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ROUBO ONLINE DE CRÉDITO

Facebook
Perder a carteira ou tê-la roubada ou furtada sempre foi uma dor de cabeça. Mas até aqui isso podia ser amenizado com o cancelamento dos cartões de crédito e débito. Infelizmente, há golpistas online que descobriram uma nova forma de serem carteiristas do “dinheiro de plástico" onde depositamos as nossas poupanças, capturando apenas os números que introduziu para fazer uma compra online. Pode levar algum tempo para perceber o que aconteceu, pois o seu cartão não desaparece: o dinheiro nele sim.

Em todo o mundo, há astronómicas fraudes de cartão de crédito e prejuízos avultados a cada ano. Para piorar, os vigaristas perceberam que podem fazer pequenas compras para evitar suspeitas dos portadores de cartões e dos bancos. Agora multiplique-se isso pela capacidade de fazê-lo com milhares/milhões de cartões, com uma estratégia concertada de hacking online. A possibilidade de realizar operações bancárias em casa (Internet) ou pelo smartphone veio trazer também riscos, caso não esteja protegido.

Os conselhos da PSP passam por utilizar um cartão de crédito com plafond baixo para compras online, atualização de anti-vírus e fire wall, permanente monitorização do extrato bancário, utilizar apenas sites fidedignos para compras online, utilizar passwords complexas, ir alterando a password e, em caso de suspeita, cancelar a conta e efetuar denúncia nas autoridades.


Sem comentários:

Enviar um comentário